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Arte telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário

PRADO, Gilbertto. Arte telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário, Itaú Cultural, São Paulo, 2003.

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Artigos Publicados

Lugares provisórios

Resumo: as experimentações com arte e rede vêm-se multiplicando nesses últimos decênios com a utilização, pelos artistas, de diversas formas de realização, produção e distribuição. Pretendemos trazer algumas indagações sobre criação, processo e experimentação artística, sob o foco de arte em rede, com o uso de dispositivos móveis, em deslocamento, avaliando noções em torno do lugar e da mobilidade. Para tanto, trazemos também noções de pertencimento, territorialização, desterritorialização, aproximações e distinções entre as artes locativas e site-specific. Por fim, apontamos o nômade-telemático, sem necessariamente nodos fixos de conexão com as redes online, que transita em seus percursos mistos, entre espaços físicos e virtuais.
Palavras-chave: arte, lugar, mobilidade, nômade-telemático.

Abstract: Experiments with art and networks have multiplied in recent decades with artists making use of different forms of practices, production and distribution. Our aim is to carry out a eries of investigations into creation, process and artistic experimentation, focusing on art in a network, with the use of mobile devices in motion, and evaluating notions on place and mobility. In order to do so, we also introduce notions of belonging, territorialization, deterritorialization, approximations and distinctions between locative and site-specific arts. Finally, we speak of the telematic nomad, the one who moves through mixed routes, between physical and virtual spaces, without necessarily having nodes connected to online networks.
Keywords: art, place, mobility, telematic nomad.

PRADO, Gilbertto; BUENO, Claudio. “Lugares provisórios”, in Revista USP, dossiê cibercultura, n. 86, jun, jul, ago 2010, pp. 78-95.

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Breve relato da Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP

Resumo: Este texto foi preparado inicialmente para uma palestra aos alunos do PAE – Programa de Apoio ao Ensino, da ECA-USP, em 2002, quando se iniciava o processo do desmembramento do Programa de Artes em três programas autônomos, o que veio a se concretizar em julho de 2006. O texto foi retomado agora, em 2009, como um breve e parcial relato do período.
Palavras-chave: pós-graduação; artes plásticas; artes visuais; ECA; USP

Abstract: This article was initially prepared for a lecture ministered to the students of PAE – Program of Support to Teaching, of ECA-USP, in 2002, when the process of dismemberment of the Arts Program in three autonomous programs has begun; such process was completed in July 2006. The article was resumed now, in 2009, as a brief and partial report of the period.
Keywords: post-graduation; fine arts; visual arts; ECA; USP

PRADO, Gilbertto. Breve relato da Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP, in in Ars, PPG AV, ECA/USP, ano 7, n°13, São Paulo, 2009, pp. 88-101.

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Game “Cozinheiro das Almas”: breves relatos do processo de construção

Resumo: Em textos e apresentações anteriores, abordamos o processo de estruturação da trama do game Cozinheiro das Almas e fizemos uma série de testes e experimentos para a escolha do software mais adequado, no caso o 3DGameStudio.* Neste artigo, passamos às fases de (a) criação dos ambientes virtuais (Escola Normal e Garçonnière); (b) modelagem do mobiliário; (c) modelagem de personagens; e (d) gravação do som para os ambientes.

PRADO, Gilbertto. “ Game “Cozinheiro das Almas”: breves relatos do processo de construção” in A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. TRIVINHO, Eugênio; CAZELOTO, Edilson (Org.). São Paulo: ABCiber; Instituto Itaú Cultural, 2009. Livro eletrônico (online).

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Discutindo o conceito de gameplay

Resumo: Este artigo apresenta e discute os conceitos de gameplay e jogabilidade a partir de definições de diversos autores, aponta suas semelhanças e diferenças, justifica porque não podem ser considerados equivalentes e propõe um entendimento para o conceito de gameplay.
Palavras-chave: gameplay, jogabilidade, games.

Abstract: The paper is concerned with the concepts of gameplay and playability based on different theoretical views and authors, trying to point out the differences and the similarities and to propose an understanding about the concept of gameplay.
Keywords:: gameplay, playability, games

VANNUCCHI, Hélia; PRADO, Gilbertto.  “Discutindo o conceito de gameplay” in <REVISTA TEXTO DIGITAL>, ano 5 n.2 2009 – UFSC, Florianópolis

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Arte en red:
algunas indagaciones sobre creación, experimentación y trabajo compartido

Abstract: Experiments with art and on-line networks have been increasing over the past three decades with the use of several forms of execution, production and distribution by the artists. We intend to raise some questions about online creation, process, experimentation and sharing in the diversity of contemporary production
Keywords: network art, digital art, contemporary art, locative media

Resumo: As experimentações com arte e rede vêm-se multiplicando nesses três últimos decênios com a utilização, pelos artistas, de diversas formas de realização, produção e distribuição. Pretendemos trazer algumas indagações sobre criação, processo, experimentação e partilha em rede, trabalhando a diversidade da produção contemporânea.
Palavras-chave: arte em rede, arte digital, artemídia, mídias locativas

Resumen: Los experimentos con arte en red se han multiplicado a lo largo de las últimas tres décadas por el uso que los artistas hacen de diferentes formas de realización, producción y distribución. Nos proponemos aportar algunas indagaciones acerca de la creación, el proceso, la experimentación y el trabajo compartido en red dentro de la diversidad de la producción contemporánea.
Palabras llave: arte en rede, arte digital, artemídia, mídias

PRADO, Gilbertto. “Arte en red:algunas indagaciones sobre creación, experimentación y trabajo compartido”, in Arte·y·políticas·de·identidad, 2009, vol. 1, (diciembre), pp. 241-250. Publicaciones de la Universidad de Murcia. Murcia (España)

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Redes e ambientes virtuais artísticos

Resumo: As experimentações com arte e tecnologia vêm-se multiplicando nesses três últimos decênios com a utilização, pelos artistas, de diversas formas de realização, produção e distribuição, possibilidade esta acentuada, em particular, com a popularização da internet nos anos 90 e, mais recentemente, com os dispositivos wireless e ambientes virtuais multiusuário. As novas possibilidades de relação usuários/dispositivos habilitadas pela tecnologia de comunicação mediada por computadores no ambiente de rede proporcionam um espaço de comunicação interativo que permite participar de eventos, experiências de presença e ação à distância explorando a sensação de ubiqüidade, deslocamento e simultaneidade. Este trabalho é sobre realizações e projetos artísticos no dinâmico universo da telemática, expresso na produção contemporânea, com um foco maior na produção artística brasileira.

PRADO, Gilbertto.  “Redes e ambientes virtuais artísticos”, in RUA – revista Universitária do Audiovisual, UFSCar, n. 1, Edição especial “A Era Digital e seus Desdobramentos Estéticos”, 2008.

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Redes e espaços artísticos de intervenção

Resumo: As experimentações com arte e tecnologia vêm-se multiplicando nesses três últimos decênios com a utilização, pelos artistas, de diversas formas de realização, produção e distribuição, possibilidade acentuada com a introdução da WEB. Pretendemos apresentar um breve panorama, desde os artistas pioneiros e da introdução do computador no universo da arte, até a diversidade da produção contemporânea, com um foco maior no trabalho em redes e na produção brasileira.
Palavras-chave: arte telemática; redes artísticas; novas mídias; artemídia

“Redes e espaços artísticos de intervenção”, in publicação eletrônica do “Upgrade! São Paulo”, maio de 2007.

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Apontamentos para o game Cozinheiro das Almas

Resumo: A partir do livro “O Perfeito Cozinheiro das Almas deste Mundo”, diário da garçonnière mantida por Oswald de Andrade entre 1918 e 1919, o Grupo de Pesquisa em Poéticas Digitais (ECA-USP) iniciou o desenvolvimento de um videogame no qual o personagem principal se perde na São Paulo de 1918 e visita interativamente vários ambientes nos quais vai aos poucos descobrindo a trama. Tudo se passa em um só dia e o personagem é arremessado de lugar para lugar independentemente de sua vontade. Dessa forma, é um roteiro de ambiente virtual duplamente labiríntico: são labirintos espaciais (os vários ambientes) e temporais (pois as tramas são lineares mas o jogador pode aportar nelas em qualquer fase de seu desenvolvimento).
Palavras-chave: Videogame. Artemídia. Novas mídias.

Abstract: In 1918 and 1919 Oswald de Andrade and friends kept a journal of their activities in their bachelor pad. The book became to be known as “O perfeito cozinheiro das almas deste mundo”. From this journal, the Workgroup on Digital Poetics (Grupo de Pesquisa em Poéticas Digitais da ECA-USP) is developing a videogame in which the player travels back in time to São Paulo and visits places described or alluded to in the journal. In each place a plot develops and the player can arrive to any place at any poit of the plot. So the gameplay is twice labyrinthic: there are spacial labyrinths (the places) and temporal labyrinths (the different points within each plot).
Keywords: Game. Media art. New media.

PRADO, Gilbertto Et alli. “Apontamentos para o game Cozinheiro das Almas”, Revista Texto Digital, n. 2 , junho de 2006

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Desertesejo: partilha e simulação

Resumo: Trata-se de uma reflexão em torno dos conceitos de partilha e simulação em Realidade Virtual, a partir da abordagem do trabalho Desertesejo (2000/2002), ambiente virtual multiusuário disponibilizado na Internet, do artista brasileiro Gilbertto Prado.
Palavras-chave: ambientes multiusuário, arte na rede, arte telemática, web arte.

Abstract: This essay is a reflection regarding the concepts of partition and simulation in Virtual Reality, parting from the work Desertesejo (2000/2002), a multiuser virtual environment accessible on the internet created by the Brazilian artist Gilbertto Prado.
Keywords: multiuser environment, net art, telematic art, web art.

PRADO, Gilbertto. Nunes, Fabio Oliveira. “Desertesejo: partilha e simulação”, revista texto digital, ano 5, n.2, 2009

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Artistas que trabalham com novas tecnologias – dossiê

“Artistas que trabalham com novas tecnologias – dossiê” in Polêmica Imagem, número 14, ano 2005, Revista Eletrônica, UERJ, Rio de Janeiro.

Arquivo temporariamente indisponível (link antigo).



Uma leitura poética de ambientes virtuais multiusuário

Resumo: Este texto visa explorar algumas possibilidades dos ambientes virtuais multiusuário que serão apresentadas através dos projetos “Desertesejo” (2000) – de Gilbertto Prado – e “Community of Words” (2004) – de Silvia Laurentiz. O primeiro projeto trabalha poeticamente a extensão geográfica, rupturas temporais, solidão, reinvenção constante e proliferação de pontos de encontro e partilha. Já o segundo aponta para questões como a ubiqüidade, simultaneidade, a vazão entre o individual e o coletivo, entre outras questões para o sujeito e a complexidade dos algoritmos.

PRADO, Gilbertto; LAURENTIZ, Silvia. “Uma leitura poética de ambientes virtuais multiusuário” (em co-autoria com Silvia Laurentiz) in Ars, Revista do Departamento de Artes Plásticas, ECA/USP, ano 2, n°3, São Paulo, 2004, pp. 22- 35.

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Wearcomp
: dispositivos móveis de presença mediada

DONATI, Luisa Paraguai; PRADO, Gilbertto. “Wearcomp: dispositivos móveis de presença mediada”, in Derivas – Cartografias do ciberespaço, (org. Lucia Leão), São Paulo, Anablume; Senac, 2004, pp. 201-209.

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Artistic Experiments on Telematic Nets : Recent Experiments in Multiuser Virtual Environments in Brazil

PRADO, Gilbertto. ”Artistic Experiments on Telematic Nets : Recent Experiments in Multiuser Virtual Environments in Brazil”, in  Leonardo, Vol. 37, No. 4, pp. 297-303,  MIT Press, USA, 2004.

Arquivo temporariamente indisponível (link antigo).



Experimentações artísticas em redes telemáticas

Resumo: As experimentações em arte e telecomunicações vêm se multiplicando nestas três últimas décadas com a utilização, pelos artistas, de diversas formas de produção, distribuição e intercâmbio, possibilidade acentuada com a recente introdução da WEB e a criação de ambientes virtuais multiusuário. Pretendemos discutir aqui as transformações propiciadas pelas conexões em redes telemáticas, possibilitando a composição, a partilha e a veiculação do trabalho artístico.

PRADO, Gilbertto. “Experimentações artísticas em redes telemáticas” in Ars, Revista do Departamento de Artes Plásticas/PPGAV – ECA/USP, ano 1,  n°1, São Paulo, 2003, pp. 49-57.

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Acaso 30, Entrevista com Gilbertto Prado

Resumo: Acaso30 é uma instalação interativa em lembrança aos mortos na chacina da baixada fluminense, no bairro de queimados entre uma noite de quinta-feira e uma madrugada de sexta, em março 2005 onde 30 pessoas foram eliminadas. A instalação é montada em um espaço semi-aberto, como se fosse uma praça, onde possa haver bastante circulação, mas com luz reduzida. No centro do espaço um grande e pesado tapete azul. As séries de imagens assim como os locais da projeção são feitos de forma aleatória. Uma vez que uma pessoa suba no tapete dois eventos ocorrem: uma imagem de um corpo nu em agonia é projetada no chão e um vento forte e cortante é acionado por um ventilador desde uma parede frontal ao interator. O único ruído é o do vento direto sobre o espectador causando tensão e instabilidade. Quanto às imagens, à partir do momento que elas são projetadas em um local são geradas zonas de tensão que fazem com que as ações dos corpos reajam diretamente à aproximação e afastamento dos espectadores. Quando eles chegam junto aos corpos a situação se torna irreversível com a morte dos personagens e o esvanecimento das imagens. Tem-se um intervalo sem projeções e ações.

MONACHESI, Juliana. “Acaso 30, Entrevista com Gilbertto Prado”, Ars, ano 3, n.6, São Paulo, 2005.

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Artistic Experiments on Telematic Nets : Recent Experiments in Multiuser Virtual Environments in Brazil

Abstract: Before discussing the issue of art on the net, I would like to make a brief reference to four distinctive projects in multi-user virtual environments 1 that were recently done in Brazil. Two of them took effect at Itaú Cultural, in São Paulo. The first one, known as Imateriais99, used videogame technology to explore some key issues regarding contemporary thinking about the relationship between the real and the virtual. The other project, known as Desertesejo, accomplished in 2000 by Gilbertto Prado, works with VRML for artistic purposes. The other two projects were developed in Brasília by Tania Fraga and Suzete Venturelli, and are presented here as an invitation to a future visit.

PRADO, Gilbertto. ”Artistic Experiments on Telematic Nets : Recent Experiments in Multiuser Virtual Environments in Brazil”, in  OLATS/Observatoire Leonardo des Arts et des Techno-Sciences, atas on-line do Colóquio Artmedia VIII, Paris, 2003,

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Expériences artistiques dans les réseaux télématiques : Projets récentes d’environnements virtuels multi-utilisateurs au Brésil

Avant d’aborder la question de l’art dans les réseaux, de façon plus ample, j’aimerais présenter brièvement quatre travaux en environnements virtuels multi-utilisateurs réalisés récemment au Brésil. Deux d’entre eux ont été réalisés à l’Itaú Cultural (Centre Culturel Itaú), à São Paulo. Le premier, Imateriais 99  a utilisé la technologie du jeu vidéo afin d’explorer quelques questions clés de la pensée contemporaine sur la relation entre le réel et le virtuel. L’autre projet, Desertesejo, réalisé en 2000, travaille les possibilités du VRML à des fins artistiques. Ensuite, deux autres travaux développés à Brasília, par Tania Fraga et Suzete Venturelli, sont présentés ici, comme invitation à une visite ultérieure.

PRADO, Gilbertto. “Expériences artistiques dans les réseaux télématiques : Projets récentes d’environnements virtuels multi-utilisateurs au Brésil ”, in  OLATS/Observatoire Leonardo des Arts et des Techno-Sciences, atas on-line do Colóquio Artmedia VIII, Paris, 2003.

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Experimentações Artísticas em Redes Telemáticas e Web

Resumo: As experimentações em arte e telecomunicações vêm-se multiplicando nesses dois últimos decênios com a utilização, pelos artistas, de diversas formas de produção, distribuição e intercâmbio de imagens, possibilidade acentuada com a recente introdução da WEB. Pretendemos apresentar algumas transformações propiciadas pelas conexões em redes telemáticas, possibilitando a composição, a partilha e a veiculação do trabalho artístico.

PRADO, Gilbertto. “Experimentações Artísticas em Redes Telemáticas e Web” in Interlab: labirintos do pensamento contemporâneo, (coord. Lucia Leão), Editora Iluminuras, São Paulo, 2002, pp.115-125.

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Artistic Environments of Telepresence on the World Wide Web

Abstract: The recent use of streaming video on the World Wide Web for the distribution of live images has enabled an interface that supports a new phenomenon of virtual, defered, remote presence, extending perception and expanding the possibilities of remote interaction. The purpose of this essay is to provide a brief survey of the use of these live images in artistic spaces specifically conceived for this medium. These environments will be presented in three different categories, which propose transformations in possibilities of participation, interference, and the participants’ self-expression.

DONATI, Luisa Paraguai; PRADO, Gilbertto. “Artistic Environments of Telepresence on the World Wide Web”, in Leonardo, Vol. 34, n. 5, pp. 437 – 442, MIT Press, USA, outubro de 2001.

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Desertesejo: um projeto de ambiente virtual multiusuário na web

PRADO, Gilbertto. “Desertesejo: um projeto de ambiente virtual multiusuário na web” in Anais da 13Th SIBGRAPI2000 – Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagem, Gramado, RS, pp. 12-16.

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Cinco Poemas Eletrônicos

SANTOS, Alckmar Luiz; PRADO, Gilbertto. Cinco Poemas Eletrônicos”, in Alire, nº 11, CD-ROM, Mots-Voir, Villeneuve D’Ascq, France, 1999.

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Telescanfax

Abstract: The images reproduced here are part of a series entitled telescanfax. The process consists of hand-scanning broadcast television images, then transmitting them in real time to other places.

PRADO, Gilbertto. “Telescanfax” in Nomads, Introduction by Eduardo Kac in The leonardo Gallery, in Leonardo, Vol. 29, nº 4, p. 260, 1996.

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